Faculdade São Salvador - Grupo Caelis

Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnológico)

Saiba Mais
sobre o curso

Caracteres restantes:

Ato regulatório: Autorização / Portaria 913 de 27/11/2015 Publicada no DOU 27/11/2015

Duração: 2,5 anos

Vagas autorizadas: 180

Turnos: matutino e noturno

 

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi concebido a partir da compreensão da necessidade de profissionais que atendam às demandas evidenciadas na região por profissionais na referida área. O objetivo geral deste curso é atender à demanda de mão obra especializada para a automação dos sistemas de informação das organizações visando atender às necessidades do mercado de trabalho, no que tange às atividades de análise, desenvolvimento, implantação e gerenciamento de sistemas para uso em processos organizacionais. Para tanto, é necessário contemplar o formando com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, voltados à aquisição, à utilização e à integralização de tecnologias da área de informática.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O curso de Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem por finalidade formar profissionais aptos a propor, projetar, desenvolver, implantar e manter sistemas informatizados para organizações. Esta formação está centrada nos aspectos teóricos e práticos da informática, focada em Tecnologia da Informação, abrangendo a compreensão do campo ciência da computação, especificamente na área de criação e implantação de Sistemas de Informação, permitindo a sua aplicação na solução de problemas do contexto no qual estarão inseridos, formando profissionais com conhecimentos em análise, projeto, implementação e gerência de banco de dados, assim como em tratamento, transferência e recuperação da informação, capacitando-os a atuar no desenvolvimento de sistemas administrativos, financeiros, comerciais e industriais, apoiados na Internet e em intranets. Diante deste contexto, destacam-se como objetivos específicos do curso desenvolver nos alunos competências e habilidades para: analisar e modelar situações do mundo real propondo soluções eficientes; desenvolver sistemas de informação aplicando técnicas, metodologias e linguagens de programação apropriadas; promover a integração dos sistemas de informação; criar, implantar e gerenciar sistemas de informação para Web; planejar e gerenciar a infra-estrutura necessária para os sistemas de informação; atuar de forma empreendedora na geração de novas oportunidades de negócio e de trabalho; atuar com ética para o desenvolvimento da sociedade em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional - PPI.

 

PERFIL DO EGRESSO

O Profissional formado no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um profissional graduado em nível superior com competências e habilidades para planejar, implementar, administrar, gerenciar e aprimorar com técnica e tecnologia o desenvolvimento de sistemas, assumindo ação empreendedora em pesquisa e inovação com consciência de seu papel social. O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo capacitar o indivíduo para solucionar problemas do mundo real utilizando recursos computacionais. A formação de um profissional neste âmbito não se caracteriza apenas pela aquisição de conhecimentos técnicos, mas também pela formação humanística do egresso. O campo de atuação deste profissional no mercado de trabalho para a região de Salvador será na ocupação de vagas em análise de sistemas e programação de computadores; em empresas desenvolvedoras e usuárias de sistemas informatizados; em empresas produtoras de software e de prestação de serviços; em empresas de consultoria; em agências provedoras de acessos à Internet; e nos centros de tecnologia da informação de empresas públicas e privadas. O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas atua dentro dessas organizações analisando, projetando, documentando, especificando, testando, implantando e mantendo sistemas computacionais de informação. Para tanto este profissional deve apresentar habilidades para trabalhar com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional. Nesse contexto, o profissional poderá exercer, dentre outras, as funções de Analista de Sistemas, Projetista de Sistemas de Informações e Programador, podendo também gerenciar seu próprio negócio, sempre com grandes expectativas em relação à sua vida profissional.

 

veja também Veja Também