Pedagogia (Licenciatura)
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sobre o curso

Pedagogia (Licenciatura)
Ato regulatório
Portaria nº 2022, de 07 de junho de 2005 publicado no DOU de 09 de junho de 2005.
Duração
4 anos
Vagas anuais autorizadas
100
Turnos
Noturno
Formas de ingresso
Vestibular, Enem, Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa, Portador de Diploma.
Regime de matrícula
carga horária semestral
O curso visa à formação de profissionais capazes de:
- Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos;
- Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e das comunidades;
- Analisar o percurso de aprendizagem formal e informal dos alunos, identificando características cognitivas, afetivas e físicas, traços da personalidade e processo de desenvolvimento;
- Atuar de modo adequado às características específicas dos alunos, considerando as necessidades de cuidados, as formas peculiares de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente em diferentes etapas da vida;
- Utilizar estratégias diversificadas de avaliação de aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos;
- Orientar as escolhas e decisões metodológicas e didáticas por princípios éticos e pressupostos epistemológicos coerentes.
OBJETIVOS DO CURSO
- Graduar docentes capacitados para atuar nos diferentes espaços da educação, enquanto docentes, mediador, gestor e pesquisador, em atendimento às demandas da sociedade em seus múltiplos contextos.
- Compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas;
- Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
- Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
- Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
- Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
- Oferecer Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
- Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
- Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
- Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras.