Faculdade São Salvador - Grupo Caelis

Fisioterapia

Saiba Mais
sobre o curso

Caracteres restantes:

Ato regulatório: Reconhecimento de Curso / Portaria 300 de 14/04/2015 publicada no DOU de 16/04/2015

Duração: 5 anos

Vagas anuais autorizadas: 200

Turnos: matutino e noturno

 

O curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade São Salvador tem por objetivo formar profissionais que atendam às demandas do mercado, capacitando-os não apenas na questão curativa, mas instruindo-os, também, para desenvolverem a visão prevencionista. A ação pedagógica envolve etapas inter-relacionadas que permitem ao futuro fisioterapeuta planejar um tratamento compatível com as necessidades e objetivos dos pacientes e dos membros da equipe multidisciplinar, tendo em vista o ser humano nas dimensões física e psico-social.

O curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade São Salvador apropria-se das discussões acumuladas, no sentido de ampliar os horizontes na formação profissional. Por ser um curso que produz conhecimentos de forma coletiva por meio da relação professor-estudante-comunidade, coloca toda essa produção a serviço da sociedade.

Esse curso de graduação objetiva, também, uma formação que aponte para a preparação de um profissional capaz de uma práxis consciente e crítica. Um sujeito que tenha capacidade de estabelecer relações do seu objeto de estudo com o mundo, de forma contextualizada, com a perspectiva de utilização da Fisioterapia como meio de promoção da saúde e qualidade de vida em todas as faixas etárias. Assim, a proposta do curso é voltada para questões mais amplas, discutindo problemas bio-sócio-culturais, educacionais, comportamentais e ambientais, com inserções nos diversos campos de trabalho da Fisioterapia.

O egresso do curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade São Salvador terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todas as etapas de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Com visão ampla e global, esse indivíduo é capacitado a atuar respeitando os princípios éticos e bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade.

Sua formação torna-o capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas repercussões psíquicas e orgânicas. Seu trabalho é pautado na preservação, desenvolvimento e restauração da integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

Para tanto o profissional formado pelo curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade São Salvador está apto a adquirir e desenvolver as seguintes competências e habilidades:

 

veja também Veja Também